Vítor Constâncio quer banca de investimento mais forte
Vítor Constâncio, vice-presidente do Banco Central Europeu, acredita que é preciso fortalecer a banca de investimento na Europa. Em entrevista ao Bankfocus, citada pela Europa Press, o responsável explica que, desta forma, será possível ganhar competitividade face às principais instituições financeiras norte-americanas.
Vítor Constâncio declara ainda que a Europa precisa de consolidação bancária de modo a aumentar o número de entidades pan-europeias. O profissional português sublinha ainda que a banca deve reduzir os seus custos operativos significativamente, mesmo que para isso seja necessário baixar o número de sucursais, e apostar na transformação digital.
Sobre o caminho que é preciso percorrer para que a Zona Euro cresça, Vítor Constâncio indica que o sector bancário tem de superar os problemas que enfrenta de rentabilidade. «A recuperação requer bancos fortes que sejam capazes de aumentar o crédito para a economia real», comenta ainda, referindo o crescimento anual de apenas de 2% de empréstimos ao sector privado.