7 erros que os CEOs cometem no Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas a nível global, pelo que a forma como são geridas as páginas associadas a marcas e empresas deve ser especialmente cuidada. As páginas dos CEOs e executivos não ficam de fora, já que, enquanto rostos da empresa, serão mais facilmente criticados.

O The Wall Street Journal reuniu sete erros que os CEOs cometem frequentemente nas suas páginas de Facebook, desde não actualizar os conteúdos a invadir a privacidade dos colaborares.

1 – Ignorar. CEOs que não utilizam o Facebook são como CEOs que não vêem televisão, garante a publicação. Estar presente nesta rede social é essencial para compreender o mundo das pessoas que utilizam os produtos ou serviços da empresa que determinado executivo lidera. Ignorar o Facebook, apresentando uma postura passiva ou até mesmo o não ter conta, não é uma boa ideia;

2 – Deixar tudo à vista. Os CEOs que utilizam o Facebook devem saber aproveitar as ferramentas que a rede social oferece, nomeadamente a possibilidade de escolher quem pode ver o quê. Nem todos os conteúdos são indicados para todos os públicos. Os colaboradores e clientes talvez não devam poder ver as fotos de família ou as férias luxuosas;

3 – Ser conservador. As publicações devem ser úteis e valiosas mas não deve parecer que foram publicadas em “modo empresa”. Deve existir uma voz humana por detrás de cada partilha, defende o The Wall Street Journal, e é importante variar entre publicações relacionadas com temas de negócios e conteúdos mais pessoais (música, desporto, literatura, solidariedade, etc.);

4 – Invadir a privacidade dos colaboradores. Lá porque os CEOs não devem tornar público para todos os seus amigos no Facebook o que fazem em privado, não quer dizer que a mesma regra se aplique a todos os colaboradores. Posto isto, os CEOs não devem enviar pedidos de amizade a colaboradores, mas devem aceitá-los caso surjam do lado oposto.

5 – Fazer tudo sozinho. A equipa de social media da empresa deve estar envolvida na gestão da página de Facebook do CEO. A principal tarefa destes profissionais será garantir que as publicações do executivo estão alinhadas com os valores da empresa que representa.

6 – Criar múltiplos perfis. Não é raro encontrar o perfil pessoal de alguém e ainda o profissional. Segundo o The Wall Street Journal, é melhor ter apenas uma conta, evitando possíveis enganos na hora de publicar.

7 – Não dar importância aos dados disponíveis. Os CEOs podem recolher dados sobre os consumidores da sua empresa através do Facebook e devem fazê-lo. Uma das formas mais fáceis de o fazer passa por publicar perguntas como “Qual acham que será a próxima grande tendência na nossa indústria este ano?”.

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