Novo Ford Focus ST com 280 CV revelado
A Ford revelou as primeiras imagens do novo Focus ST, disponível em duas variantes de carroçaria – hatchback e carrinha – e com dois motores – gasolina e Diesel.
Desenvolvido pela Ford Performance, o novo Focus ST conta agora com amortecedores controlados eletronicamente que melhoram a comportamento dinâmico e, comparando com o Focus convencional, aumenta a firmeza em 20% no eixo dianteiro e em 13% no eixo traseiro.
Na travagem, há discos de maiores dimensões com maxilas de dois pistões à frente (330 mm x 27 mm e 302 mm x 11 mm atrás) e a tecnologia “Electric Brake Boost” (EBB) que consegue ter mais pressão que o sistema hidráulico convencional. Os pneus são os Michelin Pilot Sport 4S, específicos do Focus ST.
Em termos de motorizações, a versão a gasolina conta agora com um bloco de 2.3 litros com potência de 280 CV e binário de 420 Nm. Este motor Ecoboost utiliza elementos que a marca americana coloca nos modelos GT e F-150 Raptor e não dispensa modos de condução como Sport e Track.
Já a versão Diesel, a mais potente de sempre na família Focus, conta com motor 2.0 litros EcoBlue turbodiesel de 190 CV com 400 Nm de binário.
Ambos os motores têm uma caixa manual de seis velocidades com função “ponta tacão” automática (opção Performance Pack do Focus ST a gasolina, mas que pode ser desativada) ou uma unidade automática de sete velocidades – esta com patilhas no volante e um sistema denominado “Adaptive Shift Scheduling” (que analisa o estilo de condução de quem está ao volante e otimiza as passagens de caixa).
O Ford Focus ST vai estar disponível na versão de cinco portas e carrinha, Pacote Performance em opção, no verão.