Ami One: A Citroën reinventa o futuro da mobilidade urbana

A Citroën comemora os 100 anos de vida em 2019 e, para celebrar o centenário, a marca francesa promete dois novos protótipos: Ami One é o primeiro e coloca o foco na mobilidade elétrica urbana. O segundo, que abordará a questão do conforto extremo, será revelado em maio.

O nome Ami One tem uma certa conotação amigável (“ami” é “amigo” em francês), o que parece acertado para um veículo vocacionado para a partilha, sem esquecer a referência aos Citroën Ami 6, Ami 8 e Ami Super dos anos 60 e 70 que não eram mais do que um 2 CV com carroçaria mais angulosa.

Contando com 2,5 metros de comprimento e 1,50 metros de altura, o Ami One Concept pesa apenas 450 kg, assemelhando-se mais a um quadriciclo do que propriamente um automóvel clássico – fazendo lembrar, por exemplo, um carro tipo Aixam (que em Portugal recebeu o [carinhoso] nome de “papa-reformas”).  Acessível a todos a partir dos 16 anos, o protótipo destina-se a clientes urbanos, com ou sem carta de condução, mas que partilham com a marca francesa a “mesma paixão pela liberdade de movimentos”.

Não indo além dos 45 km/h de velocidade máxima, o 100% elétrico Ami One tem baterias de iões de lítio – a marca francesa escusou-se a revelar a capacidade –  colocadas no chão do veículo e que permitem uma autonomia de 100 quilómetros e podem ser carregadas totalmente em duas horas.

Pierre Icard, o designer do Citroën Nemo e Berlingo, é o autor do design exterior do Ami One – um veículo que não responde a quase nenhum código estético automóvel, parecendo-se mais com um qualquer veículo espacial saído de um trabalho de ficção científica. O design é totalmente simétrico, a começar pelas grandes portas de linhas suaves e cinemática invertida, com abertura oposta no lado do condutor para melhor acessibilidade a bordo. Os puxadores de portas exteriores em cintas de borracha Azul têm, por cima, um QR Code para permitir a sua abertura/fecho através de um smartphone.

O Ami One moderniza a identidade Citroën através da adoção de uma nova assinatura luminosa mais fina, mais gráfica e mais tecnológica, diretamente inspirada no concept CXperience. A pintura Orange Mécanique e o logótipo “2D” colocado ao centro da superfície lacada a preto dão mais energia e melhoram a sua aparência.

Preparado para a cidade, o modelo conta ainda com proteções em Cinza escuro, para salvaguardar os quatro cantos da carroçaria, que se prolongam às laterais, na parte inferior das portas. Marcadores de estilo que reforçam a atitude protetora, os Airbump da atual gama Citroën integram pormenores de cor Out of the Blue. À semelhança dos para-choques dianteiros e traseiros, a parte inferior da carroçaria ostenta um motivo estriado que evoca as aletas de refrigeração e o histórico Double Chevron, originário das engrenagens Citroën.

Outro elemento diferenciador deste objeto de mobilidade urbana é a sua configuração descapotável – a capota de lona Cinza antracite, de abertura manual, abre-se e dobra-se com um único movimento, voltando a fechar-se facilmente, com a ajuda de uma pega e um botão de pressão.

Na traseira, o modelo francês adota o mesmo laranja vibrante. A tampa da bagageira conta com uma grande superfície vidrada escurecida. Destacadas da carroçaria, as luzes lembram as DRL da secção frontal. Parecem flutuar sobre uma lâmina em policarbonato estriado, que se ilumina por retroiluminação.

Conetividade

Em termos de tecnologias e conetividade, o grande destaque vai mesmo para o smartphone que serve como interface com o veículo: através de uma aplicação assume-se o controlo do veículo, permitindo um diálogo privilegiado com o Ami One. O condutor pode assim, em qualquer altura e livremente, gerir as configurações das diferentes aplicações, mas também estender a sua experiência a partir do smartphone. Acede, então, à distância às informações da sua área pessoal (consumo, estado de carga) e a um portal de serviços essenciais para as suas necessidades de deslocação pela cidade (busca de estacionamento, geolocalização, etc).

Para maior facilidade e segurança, esta aplicação dedicada é controlada por comando vocal. O condutor poderá pedir orientações até ao ponto de carga mais próximo ou reservar um espaço de estacionamento. Esta aplicação apoia-se, nomeadamente nos “Free2Move Services” que permitem facilitar as deslocações em viatura via geolocalização dos parques de estacionamento, do lugar de estacionamento, desmaterialização dos pagamentos, etc.

Duas aplicações especificamente desenvolvidas para modelos elétricos que são particularmente interessantes para os clientes:

• O Charging Pass permite ao titular de um veículo eletrificado localizar e aceder aos terminais elétricos compatíveis com o seu veículo. Para facilitar a escolha do cliente, os Free2Move Services realizam uma pré-seleção de acordo com 3 critérios: distância, velocidade e, finalmente, o preço de recarga. É exibida uma listagem por defeito, mas o cliente pode aceder ao mapa de terminais. Essa busca pode fazer-se por iniciativa do condutor ou através de uma notificação no momento em que se atinge um limite de carga crítico. Uma vez selecionado o Terminal no ecrã do smartphone, o utilizador pode enviar o destino para o seu smartphone através da sua app de orientação preferida (Waze, Google Maps, etc.);

• Complementar ao Charging Pass, o Trip Planner é um guia que tranquiliza o condutor, oferecendo-lhe a melhor rota tendo em conta a autonomia residual, a utilização do veículo e a localização dos pontos de carga na estrada. Pode estimar a duração da viagem, incluindo o tempo de carregamento.

Derivados

A Citroën, a par do Ami One, decidiu também criar uma série de produtos que visam complementar a sua visão de mobilidade urbana e que estão disponíveis na e-boutique Citroën Lifestyle de França, Portugal, Benelux, Espanha, Itália, Áustria, Alemanha, Holanda, Grã-Bretanha, Irlanda e Polónia.

Temos assim o #RUN (um corta-vento desenvolvido em parceria com a marca francesa BACK TO ALASKA, com materiais leves e frescos); o #LISTEN (um altifalante portátil Bluetooth 5 W, ideal para deslocações e fácil de instalar); o #DRIVE: (um porta-chaves que adota a forma e o material do puxador da porta); o #PLUG: (um cabo de recarga compatível com iOS e ANDROID, indispensável para se manter conectado); o #CARE: (uma capa de telefone portátil em silicone, desenvolvida em parceria com a marca BONE, garantindo uma proteção máxima contra os impactos); o #CHARGE: (uma miniatura a energia solar em origami, em colaboração com a sociedade francesa LITOGAMI, que se recarga de dia e pode funcionar até 25 minutos após um dia passado à janela, ao sol);
e o #PLAY: (uma miniatura AMI ONE CONCEPT em metal, à escala 1/43, que será o sonho dos colecionadores).

Oficialmente, o Citroën Ami One poderá ser fabricado em série a médio e longo prazo, mas não será para vender. Xavier Peugeot, gerente de produtos da Citroën, avança que o Ami One será para se enquadrar num serviço de aluguer de viaturas que pode variar de 5 minutos a 5 anos.

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