Honda confirma fim de produção no Reino Unido

A Honda confirmou oficialmente, esta terça-feira, que irá encerrar as suas instalações de produção em Swindon, Reino Unido, em 2021 – o que implicará o despedimento de cerca de 3.500 trabalhadores.

 

 

“À luz das mudanças sem precedentes que estão a afetar a indústria [automóvel], é vital que aceleremos a nossa estratégia de eletrificação e reestruturemos as nossas operações globais. Como resultado, tivemos que tomar esta difícil decisão de consultar a nossa força de trabalho sobre como podemos preparar a nossa rede de produção para o futuro. Não foi uma decisão tomada de ânimo leve e lamentamos profundamente o quão perturbador será o anúncio de hoje para os nossos trabalhadores”, afirmou o presidente da Honda Europa, Katsushi Inoue, em comunicado (aqui).

A marca japonesa, que exporta 90% da sua produção no Reino Unido – anualmente fabrica 160.000 carros Honda Civic – para a União Europeia e EUA, garantiu que a decisão nada teve a ver com o Brexit, mas sim com a aposta na eletrificação.

Além da produção no Reino Unido, a Honda irá também reestruturar as suas operações na Turquia que produz, anualmente, 38 mil unidades: “A empresa deixará de produzir o atual sedan Civic em 2021, mas continuará as suas operações comerciais” no mercado turco.

Importa também referir que esta decisão da Honda surge poucas semanas depois da Ford anunciar milhares de despedimentos na Europa e da Nissan ter decidido abandonar os planos para produzir o seu SUV X-Trail no Reino Unido (o Japão foi o local escolhido).

Artigos relacionados
Comentários