Veículos eléctricos batem recorde em 2017
Em 2017, registaram-se nas estradas 3,1 milhões de veículos eléctricos, segundo um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE).
Este número traduz-se num aumento de 57% face a 2017, sendo que a China é quem mais contribui para este valor,uma vez que 40% deste crescimento é oriundo de veículos que agora circulam no país asiático.
O aumento do investimento em Investigação e Desenvolvimento, políticas mais favoráveis, infraestruturas de carregamento são alguns dos motivos que resultam em custos de produção de baterias mais reduzidos, contribuindo assim para o aumento deste tipo de veículos. O relatório da AIE afirma, contudo, que o preço das baterias é ainda bastante elevado, pelo que são necessários mais incentivos financeiros e mais políticas de isenção de impostos.
Até 2030, a AIE estima que existirão 125 milhões de veículos eléctricos nas estradas mas vinca que esse número poderá ascender aos 230 milhões, caso todos os países aumentem os esforços para minimizar as alterações climáticas.