UE leva Irlanda a tribunal por conta da Apple

A Comissão Europeia vai processar a Irlanda por ter sido incapaz de recuperar o valor que a Apple deve em impostos, montante que ascende aos 13 mil milhões de euros. O caso será discutido no Tribunal Europeu de Justiça.

Segundo lembra a Reuters, a comissão havia exigido à Apple, em Agosto do ano passado, que pagasse os impostos que devia. Esta foi a consequência de uma investigação que determinou que a tecnológica norte-americana tinha recebido ajuda estatal ilegal.

Margrethe Vestager, comissária da União Europeia para a Concorrência, afirma que, mais de um ano depois, a Irlanda não conseguiu cobrar a dívida – sendo que o prazo terminou a 3 de Janeiro deste ano. Nesse sentido, não resta solução se não levar o problema a tribunal.

«É claro que compreendemos que a recuperação, em certos casos, pode ser mais complexa do que noutros, mas estamos sempre prontos para ajuda. Mas os Estados-membros têm de apresentar progresso suficiente», comenta ainda a responsável, citada pela mesma agência noticiosa.

Artigos relacionados
Comentários