UE e Austrália iniciam negociações para acordo comercial

A União Europeia (UE) e a Austrália querem acabar todas as barreiras que possam limitar, prejudicar ou dificultar as trocas comerciais entre si. Neste sentido, iniciaram negociações tendo em vista o estabelecimento de um acordo que abranja transacções de bens e serviços e que possa criar oportunidades para pequenas e grandes empresas.

As negociações arrancaram em Camberra, capital da Austrália, com a presença de Cecilia Malmström, comissária europeia para o Comércio, e Malcolm Turnbull, primeiro-ministro da Austrália. Também Steven Ciobo, ministro do Comércio fez parte deste momento.

De acordo com a Comissão Europeia, o acordo com a Austrália surge em linha com outras parcerias fechadas recentemente com países como Japão e México. Neste caso, permitirá reforçar o compromisso com a Ásia-Pacífico, uma vez que a Austrália já conta com acordos com 10 países da região.

No ano passado, as trocas comerciais bilaterais de bens entre a União Europeia e a Austrália ascenderam a perto de 48 mil milhões de euros, fazendo com que a comunidade seja a segunda maior parceira da Austrália neste campo.

Artigos relacionados
Comentários