Tsinghua Unigroup quer entrar no pódio dos semicondutores
O grupo chinês tecnológico Tsinghua Unigroup planeia investir cerca de 44 mil milhões de euros (300 mil milhões de yuan), ao longo dos próximos cinco anos, no mercado dos semicondutores. A informação avançada pela Reuters indica que o objectivo é criar um império que permite à Tsinghua Unigroup ser a terceira maior fabricante do mundo de semicondutores.
Em entrevista à agência de notícias, Zhao Weiguo, chairman da empresa chinesa, conta que estão a decorrer negociações com uma empresa sediada nos Estados Unidos da América no sentido de acelerar os planos da Tsinghua Unigroup. O mesmo responsável acrescentou que está também em cima da mesa a possibilidade de cooperar com uma gigante dos semicondutores na construção de uma fábrica na China.
Actualmente, a Qualcomm ocupa o terceiro lugar que a empresa chinesa tanto ambiciona, atrás da Samsung e da Intel. Segundo a Reuters, a Intel lidera o mercado com uma capitalização de aproximadamente 141 mil milhões de euros (151,5 mil milhões de dólares).