Toyota mantém título de maior fabricante mundial

A Toyota produziu 10,08 milhões de veículos em 2015, mantendo a liderança no ranking das maiores fabricantes de automóveis do mundo. De acordo com a Forbes, a Volkswagen está em segundo lugar com 9,93 milhões de unidades produzidas, seguida pela GM com 9,8 milhões. Ainda assim, tanto a Toyota como os restantes grupos apresentaram uma queda ligeira na produção, de 2% no caso dos dois primeiros lugares e de 1,3% na GM.

A fabricante nipónica é líder desde 2008, ano em que ultrapassou a GM. No ano seguinte, sublinha a mesma publicação, a Volkswagen fez da sua missão chegar ao topo do ranking mundial até 2018, embora ainda não tenha tido sucesso. Fontes do grupo alemão culpam precisamente o plano Strategy 2018 pelo escândalo de fraude que assolou a Volkswagen. De acordo com as fontes citadas pela Forbes, todos os departamentos estavam sob enorme pressão para apresentar resultados, pelo que tal poderá ter influenciado a criação de um sistema capaz de manipular os valores das emissões de gases.

Quanto a vendas, os números da Toyota revelam que a empresa vendeu 10,15 milhões de automóveis em todo o mundo, durante o último ano. Face a 2014, este número representa uma queda de 0,8%. Neste valor, e também no de produção, incluem-se todas as marcas do grupo (Toyota, Daihatsu e Hino).

Artigos relacionados
Comentários