Toshiba quer vender chips por 8,3 mil milhões

Pressões com origem nos bancos credores da Toshiba estão a levar a empresa japonesa a vender o seu negócio de chips. A tecnológica espera, desta forma, angariar um milhão de milhões de yens (8,3 mil milhões de euros).

Fonte citada pela Reuters indica que o objectivo é criar uma espécie de almofada para proteger a Toshiba de potenciais problemas financeiros, sossegando, assim, os bancos a que está ligada. O plano inicial da empresa passava por vender apenas 20% da unidade de dispositivos de memória, mas o plano mudou e, agora, está preparada para vender uma participação maioritária ou até a totalidade do negócio.

A mesma fonte avança que a Toshiba gostaria de manter pelo menos um terço da unidade, conferindo-lhe ainda algum controlo sobre o futuro da mesma, e que a venda deverá estar concluída em Março do próximo ano.

Recorde-se que a Toshiba apresentou, na última semana,  imparidades de 712,5 mil milhões de yens (5,9 mil milhões de euros) no negócio de energia nuclear norte-americano. Como resultado, deverá apresentar um prejuízo de 500 mil milhões de yens (4,1 mil milhões de euros) nos nove meses que terminaram a 31 de Dezembro. Shigenori Shiga, chairman da Toshiba, renunciou ao cargo perante as previsões.

Artigos relacionados
Comentários