Think Tank prevê abrandamento chinês
Depois de um crescimento de cerca de 6,7% verificado em 2016, a economia chinesa poderá abrandar novamente para 6,5% este ano. A previsão é de um think thank governamental chinês, citado pela Reuters, segundo o qual a desvalorização da moeda nacional poderá ajudar a estabilizar o yuan. No ano passado, o yuan caiu perto de 7%.
O mesmo think thank aponta ainda para a manutenção da tecnologia enquanto estímulo para o crescimento da economia, ainda que não seja suficiente para combater o abrandamento antecipado. A produção industrial, por seu turno, deverá crescer 5,9% em 2017, o que representaria um recuo face aos 6,1% registados no ano passado.
O think tank, designado SIC, considera também que as autoridades devem aumentar o papel do mercado na formação do “yuan Exchange rate CNY=CFXS”, aumentar a flexibilidade da moeda e provocar a desvalorização do renminbi, conduzindo à sua estabilização. O governo da China deve ainda controlar os investimentos estrangeiros de empresas nacionais em áreas como imobiliário, antiguidades e equipas desportivas.