Sumol+Compal com crescimento para 11,9 milhões de euros em lucro líquido
11,9 milhões de euros foram os lucros registados pelo SUMOL+COMPAL em 2014, quando no anterior se tinha ficado pelos 4,4 milhões de euros. Um crescimento justificado pela empresa com a sua melhoria operacional aliada à conjugação da dinâmica das unidades de mercado de Portugal+Espanha e de exportação, bem como a um ambiente macroeconómico mais positivo.
Dados da empresa revelam que o volume de negócios atingiu os 310,0 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 2,8 % face a 2013, e as vendas totais chegaram aos 300,3 milhões de euros numa subida de 3,8 %.
Segundo a empresa, 2014 ficou assinalado por quatro factores: a aposta na gestão estratégica global das suas marcas com base em informação de consumidor, a implementação do lançamento da nova arquitectura e imagem da marca Compal, a reflexão profunda com consequente tomada de decisão relativamente à evolução do posicionamento da marca Sumol, e o reforço do âmbito de internacionalização das marcas principais, quer ao nível da reflexão estratégica, quer da sua implementação. A inovação manteve-se como um ponto fulcral da estratégia da empresa tendo-se atingido neste exercício um novo máximo histórico do peso das vendas de produtos inovadores no total de vendas das marcas.
Não menos relevante, a adenda ao Contrato de Investimento Privado conseguida entre a SUMOL+COMPAL Angola, sociedade de direito angolano, e o Estado da República de Angola, representado pela Agência Nacional de Investimento Privado, e segundo a qual o investimento total passou a ascender a 51 milhões de dólares. Nos termos do acordado, o investimento será feito numa fábrica, com uma dimensão superior à anteriormente projectada, para produção e embalamento de sumos, néctares e refrigerantes da SUMOL+COMPAL Marcas.
No que diz respeito ao mercado português, “o valor das vendas e prestações de serviços da SUMOL+COMPAL alcançou os 221,6 milhões de euros, 3,0 % acima do ano anterior. As vendas nos mercados internacionais cresceram 2,2 %, em valor, ascendendo a 88,4 milhões de euros”, informa a empresa, sublinhando a realização de vendas em cerca de 70 países.
«Acreditamos que um ambiente macroeconómico mais positivo, já sentido em 2014, permita à SUMOL+COMPAL crescer a sua operação em Portugal e que o nosso negócio possa vir a crescer, com mais significado, nalguns mercados africanos», declarou o CEO da empresa, Duarte Pinto.
O cash-flow operacional (EBITDA) atingiu 41,7 milhões de euros, correspondendo a 13,4 % do volume de negócios, enquanto em 2013 o EBITDA tinha sido de 39,2 milhões de euros. O que representa um crescimento de 2,5 milhões de euros e uma variação de 6,3 %, enquanto os resultados operacionais (EBIT) atingiram 27,5 milhões de euros, com uma evolução positiva de 11,7 %.
Em 2014, a margem bruta cifrou-se em 164,0 milhões de euros, uma progressão de 4,9%, a qual, de acordo com dados internos, resulta principalmente da maior integração da cadeia de valor nas operações internacionais e da redução do preço de compra de algumas matérias-primas relevantes.
De acrescentar que o investimento em activo tangível ascendeu a 5,6 milhões de euros, dos quais cerca de 3,9 milhões de euros (69 %) se destinaram à aquisição e instalação de equipamentos com vista à melhoria da eficiência produtiva e à modernização de instalações, em Portugal.