Startups portuguesas recebem 1,6 milhões via Seedrs
O resultado preliminar relativamente ao financiamento angariado através da Seedrs, em 2016, tendo como destino startups portuguesas cifra-se em 1,6 milhões de euros. O montante total poderá aumentar, já que ainda estão em curso algumas campanhas de equity crowdfunding iniciadas no ano passado.
Ao todo, realizaram-se nove campanhas de financiamento de empresas portuguesas, revela a Seedrs em comunicado, sendo que apenas quatro foram concluídas com sucesso: Tradiio, Climber Hotel, eSolidar e Agroop. As da Wine With Spirit, OncoStats e Marmita ainda estão a decorrer e outras duas (não identificadas pela plataforma) não conseguiram o investimento desejado.
Em 2015, tinham sido realizadas apenas três campanhas de empresas portuguesas, das quais duras foram concluídas com sucesso e resultando num montante financiado de 217 mil euros. Filipe Portela, director de Desenvolvimento de Negócios da Seedrs, considera que «os números do ano passado são um bom reflexo do interesse cada vez maior, quer das empresas portuguesas quer dos investidores, em recorrer ao equity crowdfunding como fonte alternativa e eficaz de financiamento».
O responsável revela ainda que o peso das campanhas portuguesas está a aumentar, «facto que resulta da evolução muito positiva que o empreendedorismo tem tido em Portugal e da existência, cada vez maior, de startups portuguesas com destaque internacional». As campanhas portuguesas representaram, em 2016, quase 2% dos 100 milhões de euros gerados em todas as campanhas da Seedrs no mesmo período.