Sonae abre as portas a testes de startups

A Sonae está à procura de startups tecnológicas na área do retalho interessadas em testar os seus projectos em ambiente real. Através da iniciativa Disrupt Retail – Call for Technology, a empresa portuguesa irá abrir as suas portas a soluções nacionais e internacionais.

As candidaturas para a primeira edição do programa estão abertas até ao próximo dia 15, sendo que a inscrição deve ser realizada através do site criado para o efeito. Apesar de ter sido pensado para startups, também são bem-vindas as candidaturas de centros de investigação e desenvolvimento, empresas e agências que apresentem ideias “suficientemente maduras para serem testadas”, segundo é explicado em comunicado.

A Sonae garante analisar todas as propostas até ao final do mês e anunciar os projectos seleccionados, cuja implementação ocorrerá ainda este ano. O teste das soluções em ambiente real estará a cargo da BIT, área de sistemas de informação da Sonae para o retalho.

Todas as startups escolhidas serão acompanhadas por especialistas da Sonae em tecnologia e retalho e terão a oportunidade de aplicar os seus projectos num ecossistema com mais de três milhões de clientes e mais de mil lojas. Além disso, a Disrupt Retail – Call for Technology oferece às startups a possibilidade de receber investimento por parte da unidade de gestão da investimento Sonae IM, em que se inclui a Bright Pixel.

João Gunther Amaral, CIO da Sonae MC, considera que «cooperação entre empresas e startups é crucial para a inovação». Para o responsável, o propósito da iniciativa é «promover a sincronização de ritmos de geração de valor entre os ecossistemas corporativos e startups», algo possível pelo «cruzamento das propostas de valor dos mais diversos empreendedores com oportunidades existentes ao longo de toda a cadeia de valor do retalho».

Artigos relacionados
Comentários