Snapchat junta-se a movimento europeu contra o ódio online

A Snap Inc., dona do Snapchat, é a mais recente tecnológica a aderir ao EU Code of Conduct, movimento promovido pela União Europeia que visa pôr fim ao discurso promotor de ódio nas plataformas digitais. Em Janeiro deste ano, também o Instagram e Google+ se juntaram à iniciativa, sendo actualmente sete as empresas envolvidas.

«O número crescente de participantes prova que o EU Code of Conduct é uma forma eficiente para tornar a internet um local mais seguro», afirma Vĕra Jourová, comissária para a Justiça, Consumidores e Igualdade de Género. «Isto é particularmente importante pois ajudará a proteger gerações mais jovens que utilizam o Snapchat», acrescenta a profissional em comunicado.

O objectivo é impedir a proliferação de mensagens que promovam o racismo ou xenofobia através da adopção de um código de conduta universal. O EU Code of Conduct foi elaborado em Maio de 2016.

Dados divulgados pela Comissão Europeia apontam para resultados positivos relativamente à implementação do código: em Janeiro deste ano, 70% dos conteúdos de ódio online eram removidos e em 81% dos casos isso aconteiae em apenas 24 horas.

Artigos relacionados
Comentários