Smart cities portuguesas em debate

O futuro das cidades portuguesas vai estar em cima da mesa na quarta edição do Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis (FICIS). Arranca hoje, no Museu D. Diogo de Sousa (Braga) o evento que irá reunir no mesmo espaço mais de 20 especialistas em smart cities e 10 presidentes de autarquias portuguesas.

O objectivo do FICIS é debater e apresentar soluções no sentido de transformar as cidades portuguesas em cidades inteligentes. Mobilidade, regeneração urbana, tecnologia e inovação, criatividade e arte são alguns dos temas em destaque.

Ana Fragata, directora executiva do FICIS 2018, considera fundamental «incluir os cidadãos nesta discussão, pois o sucesso do futuro das cidades passa, em larga medida, pela colaboração dos próprios cidadãos». Em comunicado, acrescenta que já existem vários casos de concelhos menos povoados, no território nacional, que «têm desenvolvido boas práticas ao nível do futuro sustentável das cidades e que podem, igualmente, beneficiar as grandes cidades portuguesas».

Entre as Câmaras representadas no evento contam-se Braga, Arcos de Valdevez, Montalegre, Melgaço, Castelo de Paiva, Gondomar, Tabuaço, Vila Nova de Cerveira, Caminha e Monção. Do lado dos especialistas, estarão presentes profissionais de empresas e entidades como International Iberian Nanotechnology Laboratory, Universidade do Minho, IBM, Deloitte, Siemesn, EDP Distribuição e Efacec, entre outros.

Artigos relacionados
Comentários