Siemens quer negócio de saúde em Bolsa
A Siemens planeia cotar em Bolsa o seu negócio de saúde, avaliado em 15 mil milhões de dólares (13,7 mil milhões de euros). Contudo, apesar de abrir a unidade ao público, a empresa pretende manter a maioria do negócio, tendo Joe Kaeser, CEO da Siemens, afirmado à Bloomberg TV que querem controlá-lo e dirigi-lo.
A decisão de cotar a unidade de saúde contraria a tendência que se tem verificado recentemente. Como lembra a Reuters, empresas como a General Electric e Philips estão a duplicar o seu investimento em projectos na área da saúde, deixando para segundo plano os seus negócios principais no campo dos serviços financeiros e iluminação, respectivamente.
Na mesma entrevista, Joe Kaeser aproveitou ainda para comentar a vitória de Donald Trump nas eleições presidênciais nos EUA. Segundo o CEO da Siemens, poderá haver um lado positivo, já que Donald Trump prometeu, durante a campanha eleitoral, que iria apostar nas infra-estruturas. «Dêem-lhe uma hipótese, vamos ver o que conseguimos fazer juntos e encontrar um lado positivo.»