Saúde é o sector mais atractivo para trabalhar em Portugal

A saúde poderá não ser o sector com mais marcas conhecidas por entre a população. Porém, é o que regista melhores resultados na mais recente edição do estudo Randstad Employer Brand Award, destinado a reconhecer os sectores mais atractivos para trabalhar em Portugal.

Os lugares seguintes são ocupados pela aviação, tecnologias de informação e consultoria, turismo e lazer, banca e comida e bebidas. Neste caso, além de serem áreas atractivas para trabalhar, são também as que reúnem as marcas com melhores níveis de reconhecimento (awareness).

Saúde financeira, responsabilidade social, conteúdo de trabalho interessante, segurança profissional, bom ambiente de trabalho, boa reputação e equilibro entre vida pessoal e profissional são os factores que colocam os sectores mencionados no topo da lista.

Por empresas, a Microsoft é a mais atractiva para trabalhar em Portugal, mantendo a liderança conquistada já no ano passado. Seguem-se Hovione Farmaciência, TAP, Nestlé, ANA – Aeroportos de Portugal, RTP, Delta Cafés, Siemens, Banco de Portugal e Corticeira Amorim.

O que valorizam os portugueses?

O estudo da Randstad indica ainda que os portugueses valorizam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, sendo este o aspecto que mais pesa no momento de decidir uma potencial mudança de emprego. A estabilidade de carreira já não é o factor principal.

Quando analisados os resultados por perfil socio-demográfico, alguns dados surgem em destaque: a maioria dos homens (66%) considera o salário e os benefícios mais importantes, enquanto as mulheres (57%) valorizam mais do que os homens um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Além disso, a geração entre os 18 e os 24 anos dá mais importância às oportunidades de progressão de carreira (57%) face a outros atributos. Por outro lado, os profissionais entre os 25 e os 44 estão mais preocupados com o salário e benefícios (69%).

Artigos relacionados
Comentários