Santander compra Popular por um euro
O Conselho Único de Resolução decidiu transferir todas as acções e instrumentos de capital do Banco Popular para o Banco Santander, numa operação que ascendeu a apenas um euro. A medida de resolução tomada, com efeitos imediatos, permite que o Banco Popular continue a operar como habitualmente, enquanto solvente e membro líquido do Santander Group.
De acordo com comunicado do conselho, a decisão foi tomada em colaboração com o FROB, depois de o Banco Central Europeu ter determinado que o Banco Popular estava em risco de colapsar. Perante este cenário, as duas entidades entenderam que a venda era de interesse público, uma vez que permitia proteger os depositantes do Banco Popular e assegurar a sua estabilidade financeira, tanto em Espanha como em Portugal.
O Banco de Portugal comentou, entretanto, a decisão do Conselho Único de Resolução, afirmando que a filial portuguesa do Banco Popular “não foi objecto de qualquer medida de resolução e está incluída no perímetro de venda, pelo que passa a integrar o grupo do Banco Santander”.
O Banco de Portugal afirma ainda que a medida não implica alterações na actividade do banco português. “Esta solução não contempla financiamento por parte de organismos nacionais e protege as poupanças confiadas ao Banco Popular Portugal, assegura a continuidade dos serviços prestados em Portugal e do financiamento à economia”, refere ainda a instituição.