Salmarim | O sal do mar português

Salmarin-rsNasceu em 2007 e já tem lugar em mesas francesas, polacas, alemãs, belgas ou angolanas… Chama-se Salmarim e o ano passado facturou 100 mil euros a levar a melhor flor de sal, directamente do Algarve, a pratos portugueses e estrangeiros.

Texto de Filipa Moreno

«Proporcionar ao consumidor uma flor de sal de referência.»A missão da Salmarim é esta, bem descrita por Jorge Raiado, o director e um dos responsáveis pela criação desta marca que tem na portugalidade um dos seus valores maiores, para além da essência.

É por este objectivo que, desde 2007, o responsável vai todos os Verões às salinas que tem em Castro Marim para colher – pessoalmente – a flor de sal.

É também por este propósito que Jorge Raiado iniciou há sete anos um intenso processo de conhecimento sobre as salinas e as condições naturais que influenciam a actividade económica que delas deriva – tudo em busca da flor de sal perfeita. A colheita da flor de sal mantém o seu lado artesanal. É, na verdade, uma das bases da produção da Salmarim, depois complementada com um necessário reforço tecnológico.

O responsável da empresa coloca como um dos valores da organização esta componente: «O processo artesanal adquirido ao longo de séculos em que obtemos um produto único ao qual hoje juntamos investigação tecnológica.»

Leia o texto na íntegra na Edição de Julho da revista Executive Digest

 

Artigos relacionados
Comentários