Ryanair compra companhia austríaca

A austríaca LaudaMotion é a mais recente aposta da Ryanair, fruto de um acordo firmado entre a companhia aérea low-cost e o empresário Niki Lauda. O objectivo será apoiar o desenvolvimento da companhia rival através da aquisição de 75% do seu capital. O negócio, porém, ainda requer a aprovação das autoridades de concorrência da União Europeia.

Niki Lauda, proprietário da LaudaMotion, será o seu presidente e responsável por assegurar que a estratégia que delineou para a companhia é implementada da forma correcta. O plano passa por transformar a LaudaMotion numa companhia aérea de baixo custo, tal como a Ryanair.

«Sempre defendi a concorrência e demonstrei a minha oposição a monopólios. Como tal, estou entusiasmado com o facto de, em parceria com a Ryanair, a LaudaMotion se possa estabelecer como um concorrente forte e crescer rapida e sustentavelmente. Nasceu um novo actor de relevo no mercado da aviação e mal posso esperar por oferecer aos nossos passageiros uma extensa rede de rotas a preços competitivos», comenta Niki Lauda.

Por seu turno, a Ryanair actuará como investidora e gestora da companhia. Irá também providenciar seis aeronaves em regime de wet-lease (cedência de aeronaves com tripulação completa, manutenção e seguros) para o Verão deste ano. Desta forma, a LaudaMotions poderá ter 21 aviões a operar, sendo que as principais rotas englobam Alemanha, Áustria, Suíça e a região do Mediterrâneo.

Em comunicado, a Ryanair indica que a aquisição de 75% da LaudaMotion não será superior a 50 milhões de euros, ainda que se tenha comprometido a investir outros 50 milhões no primeiro ano da empresa.

Artigos relacionados
Comentários