Reputação de Portugal sobe 10 pontos

O estudo anual da OnStrategy sobre a reputação externa e interna de Portugal indica que a forma como o País é visto tem vindo a melhorar ao longo dos últimos anos: a reputação subiu mais de 10 pontos em cinco anos.

Segundo a consultora, a subida deve-se, em grande parte, aos excelentes valores atingidos nos critérios do ambiente social. No entanto, este não é o único eixo em que Portugal apresenta bons resultados, destacando-se também o ambiente político e económico.

Olhando apenas para a percepção externa, os principais factores que levam os outros mercados a olhar para Portugal com bons olhos são: ética e transparência governativa, implementação de medidas sociais e económicas progressivas, qualidade dos produtos e serviços produzidos em Portugal, valorização da educação por via das universidades portuguesas, avanços na tecnologia e segurança.

Por cá, as opiniões são semelhantes, divergindo somente nos critérios que dizem respeito ao Governo – ainda que a percepção geral seja positiva. «O evidencia uma confiança crescente na eficiência do Governo e no alinhamento e cooperação das principais forças políticas, Governo e Presidência da República – que se destaca face a muitos outros países. Isto é visível tanto do ponto de vista interno como externo, sendo reforçado na perspectiva internacional pelo facto de termos vários ex-governantes portugueses a atingir cargos internacionais como é o caso de António Guterres na ONU», explica Pedro Tavares, partner e CEO da OnStrategy.

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