Renault-Nissan-Mitsubishi investe 800 milhões em inovação

A aliança Renault-Nissan-Mitsubishi planeia investir até mil milhões de dólares (cerca de 804 milhões de euros) em inovação, ao longo dos próximos cinco anos. A aposta será feita através da Alliance Ventures, novo fundo de capital de risco.

No primeiro ano, é esperado um investimento no valor de 200 milhões de dólares (161 milhões de euros) em startups e parcerias de inovação com empreendedores dedicados à nova mobilidade. Electrificação de veículos, sistemas autónomos, conectividade e inteligência artificial são alguns dos campos a que a aliança prestará mais atenção.

Em comunicado, a Renault-Nissan-Mitsubishi refere que o seu novo fundo se transformará no maior do sector automóvel. «A nossa abordagem de inovação irá permitir-nos investir e colaborar com startups e empreendedores do sector da tecnologia, que irão beneficiar da escala global da aliança», assegura Carlos Ghosn, presidente do Conselho de Administração e CEO da Renault-Nissan-Mitsubishi.

François Dossa é o nome escolhido para liderar a Alliance Ventures. Com mais de 20 anos de experiência na banca de investimento e há seis anos na aliança, ocupou anteriormente o cargo de director-geral da Nissan Brasil.

A Ionic Material, empresa que desenvolve baterias de estado sólido sem cobalto, será a primeira a receber investimento da Alliance Ventures.

Artigos relacionados
Comentários