Reino Unido cria entidade de regulação

fca-dbpix-financial-services-authority-fsa3-custom2Uma nova entidade de regulação será criada no Reino Unido, com vista à protecção dos investidores e à regulação dos mercados. A Financial Conduct Authority (FCA) contará com o actual presidente da KPMG britânica.

A nova agência de regulação ficará sob a alçada da Financial Services Authority (Autoridade para os Serviços Financeiros) e vai ocupar-se da protecção aos investidores, da regulação dos mercados e da supervisão de mais de 25 mil corretores, gestores de investimentos e consultores financeiros independentes.

Entre os responsáveis pela nova entidade estão o actual presidente da KPMG no Reino Unido, John Griffith-Jones, que sairá da consultora em Agosto e deverá ocupar o cargo de presidente não executivo. Martin Wheatley será o presidente executivo e estará à frente do conselho de fiscalização.

A nova agência será mais agressiva na regulação, actuando até na fase de concepção do produto e na protecção dos investidores “irracionais”, garantem os dois responsáveis citados pelo jornal Financial Times.

John Griffith-Jones sublinha o papel futuro da FCA na reconstrução da confiança dos consumidores, investidores e empresas em relação à indústria dos serviços financeiros, “particularmente, através da sua atenção progressiva à protecção e escolha do consumidor”, garantiu.

Artigos relacionados
Comentários