Publicidade mobile cresce 60,5%
O mercado publicitário referente a dispositivos móveis cresceu 60,5%, no ano passado, atingindo os 63 mil milhões de euros, a nível mundial. Os dados, divulgados pela IAB Europe, IAB e IHS Markit, apontam para um crescimento impulsionado por um mundo em que o mobile está em primeiro lugar e por melhores tecnologias de Marketing.
Quanto às categorias com maior peso, o destaque vai para os mobile displays, com um crescimento de 64,3% face a 2015. Além disso, este tipo de publicidade móvel responde por 54% do total gasto em todo o globo: 34 mil milhões de euros.
Seguem-se os anúncios em motores de busca (+61,1%) e aplicações de messaging (+11,2%). Em termos de share, os motores de busca representam 42,8% do investimento e as aplicações de conversação 3,1%.
Por regiões, a América do Norte é a maior responsável pelo investimento em publicidade móvel, no ano passado, tendo assegurado 46% num montante que ascendeu a 29 mil milhões de euros. Ásia Pacífico surge logo a seguir, à frente da Europa, Médio Oriente e África e ainda América Latina.
«Estes números globais reflectem o reconhecimento por parte das marcas de que o mobile é crítico para impactar os consumidores de hoje», comenta Anna Bager, senior vice president and general manager Mobile and Video at IAB.