PSA Peugeot Citroën anuncia joint-venture no Irão
A PSA Peugeot Citroën e a Iran Khodro vão unir-se para criar uma joint-venture no Irão. O contrato assinado, por ocasião da visita do presidente iraniano Hassan Rohani a Paris, estabelece a parceria das duas empresas para a produção de veículos de última geração nesse mercado do Médio-Oriente.
A joint-venture poderá investir até 400 milhões de euros ao longo dos próximos anos, segundo informa a PSA Peugeot Citroën em comunicado. O investimento deverá ter como destino a capacidade industrial e a área de pesquisa e desenvolvimento, contribuindo «para o desenvolvimento de uma ferramenta industrial competitiva, permitindo a produção e a comercialização dos modelos Peugeot 208, 2008 e 301, equipados com motores de última geração».
As duas empresas prevêem que os primeiros veículos sairão das linhas de produção da fábrica de Teerão no segundo semestre de 2017.
A criação da joint-venture surge apenas uma semana após as sanções internacionais ao Irão terem sido levantadas, cenário que permitiu a retoma das relações contratuais, como explica Carlos Tavares, presidente da direcção da PSA Peugeot Citroën, em comunicado. O mesmo responsável refere ainda que «a ambição comum é oferecer aos clientes produtos de alta tecnologia, para uma mobilidade segundo os melhores padrões de conforto, de segurança e de respeito para com o ambiente».
Hashem Yekehzare, presidente e CEO do Iran Khodro Industrial Group, acrescenta que a parceria estratégica com a PSA irá criar uma plataforma para ambas as partes que permitirá capitalizar as vantagens competitivas das duas empresas, em especial em matéria de dimensão, tecnologia e objectivos a longo prazo».