Previsão de crescimento do comércio mundial desce para 1,7%

A Organização Mundial do Comércio (OMC) reviu em baixa a previsão para o crescimento das trocas comerciais para este ano. Os novos dados apontam para uma subida de apenas 1,7%, quando em Abril a estimativa era de 2,8%. Citada pela CNBC, a organização afirma que esta é a primeira vez em 15 anos que o comércio a nível internacional atrasa a economia mundial.

Roberto Azevedo, director-geral da OMC, considera que os novos números devem ser um aviso para os governos: «Temos de ter a certeza de que isto não se traduz em políticas mal orientadas que poderão tornar a situação pior, não só da perspectiva do comércio mas também no que respeita à criação de emprego e crescimento económico e desenvolvimento, que estão intimamente ligados a um sistema de trocas aberto.»

O abrandamento da actividade económica no mercado chinês e a queda das importações dos Estados Unidos da América são duas das razões apontadas para a previsão mais pessimista, levando a OMC a crer que as políticas proteccionistas estão a dificultar o comércio.

Artigos relacionados
Comentários