Premium faz crescer vendas de dispositivos

No ano passado, o número de dispositivos vendidos a nível mundial ascendeu a 2,28 mil milhões de unidades. O número é apontado pela Gartner e engloba computadores, tablets e telemóveis.

Este ano, as vendas deverão aumentar para 2,32 mil milhões de unidades, o que representaria uma subida de 2,1% em relação a 2017. Os telemóveis, nomeadamente o segmento premium, e os dispositivos “ultramóveis” liderarão o crescimento.

Ranjit Atwal, Research director na Gartner, sublinha como os consumidores têm uma multiplicidade de tecnologias ao seu dispor, o que acarreta dois grandes desafios para os fabricantes e comerciantes: conquistar maiores níveis de share of wallet dos consumidores (quantidade de dispositivos que conseguem vender à mesma pessoa); e acrescentar valor e manter a relevância.

«Vamos ver mais compradores focados no valor, em vez de no preço. E, por isso, a considerar dispositivos mais caros», conclui o mesmo responsável.

Computadores abrandam e smartphones crescem

Considerando apenas os computadores, a Gartner prevê uma queda de 5,4% nas vendas, ao longo deste ano. Apenas o segmento de “ultramóveis” premium terá uma subida, destacando-se os equipamentos com Windows 10.

Por outro lado, os telemóveis deverão crescer 2,6%, este ano, atingindo o marco das 1,9 mil milhões de unidades. Os smartphones em concreto apresentam uma previsão de crescimento de 6,2%, representando 87% do total das vendas de telemóveis.

Artigos relacionados
Comentários