Preço de venda das casas sobe 12,8% em Portugal

Em Dezembro do ano passado, o preço de venda das casas em Portugal (Continental) registou uma subida de 12,8% face ao mesmo mês de 2016. De acordo com o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, os preços têm vindo a subir de forma ininterrupta ao longo dos últimos 18 meses.

A escalada de preços verificada hoje pode apenas ser comparada com o ciclo de valorização que decorreu entre o final de 2002 e o começo de 2005: 26 meses de aumentos consecutivos. A principal diferença entre esse período e o actual está na amplitude da variação, uma vez que entre 2002 e 2005 os aumentos estavam entre os 1 e 2%; agora, a subida acumulada é de 16,3%.

«A variação homóloga de Dezembro de 2017 não só é a maior do presente século como é mesmo necessário recuar mais de 25 anos, mais concretamente a Julho de 1992, para encontrar um registo equivalente», afirma Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário. O responsável acrescenta que, no final do ano passado, os preços estavam 0,9% abaixo do pico máximo atingido no mercado, o que aconteceu há mais de uma década (Setembro de 2007).

Mas apesar da subida nos preços, continua Ricardo Guimarães, a recuperação ainda se mantém abaixo da evolução da inflação. Uma evolução natural dos preços teria resultado em valores cerca de 13,6% acima dos registados hoje.

Desde Março de 2002 que os preços da habitação evoluem abaixo da inflação, garante a Confidencial Imobiliário.

Artigos relacionados
Comentários