Praxair e Linde avançam com fusão de 64 mil milhões
As negociações entre a Praxair e a Linde chegaram ao fim, culminando num acordo de fusão, que gerará uma empresa com um valor de mercado de 66,6 mil milhões de dólares (64 mil milhões de euros). A fusão entre as duas empresas de gases industriais é apoiada pelas administrações de ambas, de acordo com comunicado.
É necessária ainda a aprovação das entidades reguladoras para que o negócio avance. Segundo o The Wall Street Journal, a Praxair e a Linde formarão a empresa líder da indústria dos gases industriais, um dos sectores mais importantes da economia mundial dado que tem como clientes refinarias de petróleo e hospitais.
A mesma publicação indica que a Linde é, actualmente o player número dois da indústria, seguida pela Praxair. O primeiro lugar é ocupado pela Air Liquide SA.
Perante a fusão, Seteve Angel, actual chairman e CEO da Praxair seria CEO da nova empresa. Já Wolfgang Reitzle deverá manter o cargo que já ocupa da Linde, o de chairman. A sede deverá ter a União Europeia como destino, embora ainda não haja um país apontado.