Portugueses apostam em equity crowdfunding

A plataforma de equity crowdfunding Seedrs tem, neste momento, três campanhas em curso envolvendo empresas nacionais ou fundadas por portugueses. Criada ela própria também por um português, a Seedrs descreve-se como a maior plataforma europeia de equity crowdfunding, uma nova forma de financiamento que procura investidores particulares e institucionais via internet.

Um dos casos diz respeito à Climber Hotel, startup portuguesa que desenvolveu uma solução inteligente de gestão de preços para que hotéis independentes possam maximizar as receitas através de tarifas dinâmicas. A campanha que tem activa na Seedrs já ultrapassou a oferta proposta, atingindo o overfunding (quando é subscrito mais de 100% do capital oferecido).

«A empresa já ultrapassou as 65 mil libras (82 mil euros) em financiamento angariado e está a vender parte do seu capital através da emissão de acções convertíveis a um desconto de 30%, conversão que fica sujeita a uma nova emissão futura de pelo menos 450 mil libras (566 mil euros), à mudança de controlo de pelo menos 50% da empresa, ou a uma Initial Public Offer (IPO)», explica a Seedrs em comunicado.

Segue-se a Virtual Power Solutions (VPS), dedicada a serviços e soluções que aumentem a eficiência energética de consumidores empresariais e residenciais. Na Seedrs, estão a realizar uma campanha de financiamento oferecendo 2,7% do seu capital por 249,999 libras (315 mil euros). Cerca de 94% do capital já se encontra subscrito.

Por fim, também a Agroop escolheu a Seedrs para lançar uma campanha de equity crowdfunding. A empresa especializada no desenvolvimento de soluções web para agricultores e associações de produtores disponibilizou 4,45% do seu capital por 75 mil euros, estando coberta em mais de 30%.

Artigos relacionados
Comentários