Portugal vai celebrar Dia da Manufactura
A startup portuguesa Prodsmart quer implementar uma nova celebração, o Dia Nacional da Manufactura. O objectivo é «homenagear todos os ‘soldados desconhecidos’ que todos os dias picam o ponto para que nunca nos falte nada», segundo explica Gonçalo Fortes, CEO da Prodsmart, em comunicado.
Inspirada pelo Manufacturing Day, instituído por Barack Obama quando ocupava a cadeira de presidente dos Estados Unidos da América, a Prodsmart está a convidar o tecido industrial português a participar num dia inteiramente dedicado à manufactura. Quando? No dia 4 de Outubro do próximo ano.
As inscrições para participar no evento, que conta com o apoio da secretaria de Estado da Indústria, já estão abertas. As fábricas que se associarem ao Dia Nacional da Manufactura deverão abrir as suas portas para que todos os interessados possam conhecer melhor este universo, os artigos produzidos e os modos de produção.
«Há muitas pessoas que acham que trabalhar numa fábrica não é prestigiante. Mas está mais do que provado que o sector industrial é um dos principais motores de desenvolvimento da classe média de um país», afirma Gonçalo Fortes. O CEO da Prodsmart acrescenta, ainda, que é uma área que tem muito para melhorar e que precisa de atrair talento.
Ana Lehmann, secretária de Estado da Indústria, considera que é necessário celebrar e prestigiar a indústria todos os dias, razão pela qual apoia o evento da Prodsmart. «Uma iniciativa perfeitamente coerente com as políticas que estamos a lançar na secretaria de Estado da Indústria [..]. Porque a indústria é sexy. E sem indústria não há economia», conclui.