Portugal prestes a bater recorde de transacções imobiliárias comerciais
O último ano registou o segundo valor mais alto referente a transacções de activos imobiliários comerciais desde que existe registo em Portugal. Dados da Cushman & Wakefield indicam que o volume global foi superior a 1,3 mil milhões de euros e que 2017 deverá bater novos recordes de investimento.
Até à data foram fechados 10 negócios de investimento imobiliário comercial em Portugal, revela o mesmo relatório, envolvendo cerca de 180 milhões de euros. Contabilizando as transacções em fase avançada de negociação, é possível apurar um montante de perto de 600 milhões de euros. Com base nestes dados, o volume de transacções de investimento comercial em território português na primeira metade deste ano deverá rondar os 800 milhões de euros.
“A concretizar-se esta estimativa de volume de investimento de Janeiro a Junho de 2017, o primeiro semestre deste ano figurará no top 3 do ranking de investimento imobiliário em Portugal”, afirma a Cushman & Wakefield em comunicado. Apenas 2015 e 2016 ultrapassam este resultado.
Os investidores portugueses terão sido responsáveis por 30% do volume investido nestes primeiros seis meses de 2017, ainda que os investidores estrangeiros se mantenham “extremamente activos no mercado”. O sector que mais capital atraiu até à data foi o de escritórios, ultrapassando os 100 milhões de euros.