Portugal investe 23 milhões na promoção de competências digitais
O Governo português vai reforçar em 23 milhões de euros o investimento no INCoDe.2030, programa que visa promover as competências digitais dos portugueses. O montante será atribuído entre o próximo ano e 2021, segundo é avançado em comunicado.
O plano de financiamento inclui oito milhões de euros para as iniciativas Comunidades Criativas para a Inclusão Digital e Girls and Women in It e, ainda, para o acesso generalizado dos serviços públicos e privados aos meios digitais.
Outros seis milhões de euros terão como destino a educação dos mais jovens, nomeadamente através do projecto Computação na Escola. Há ainda cinco milhões para a qualificação dos portugueses, disponibilizando formação em competências digitais em sistemas informáticos avançados, programação, automação e robótica. Parte deste valor será utilizada também na formação avançada a nível pós-graduado em tecnologia da informação, comunicação e electrócnica.
Os últimos quatro milhões disponíveis são para financiar a especialização e requalificação de licenciados em TIC.
«O INCoDe.2030, no seu formato actual, não é exactamente um programa no sentido convencional», explica o coordenador-geral Pedro Guedes de Oliveira. «É mais uma agenda (ou uma missão) que procura dinamizar um conjunto vasto de parceiros públicos e privados, construir ou activar redes, com vista a melhorar a situação do País relativamente ao digital, nomeadamente fomentando as competências e as condições de acesso e de trabalho bem como a formação especializada e a investigação em áreas avançadas.»