Portugal é o 39.º país mais competitivo
O novo ranking do IMD World Competitiveness Center coloca Portugal na 39.ª posição entre os países mais competitivos, exactamente a mesma que ocupava na lista do ano passado. Isto significa que, em termos de competitividade, o País soube manter o seu lugar, numa análise que envolve 63 países.
Hong Kong assume, novamente, a liderança do ranking, logo seguido pela Suíça. No extremo oposto, está a Venezuela, o país menos competitivo por entre os avaliados. Destaque ainda para Espanha, que também se manteve em 34.º e para o Reino Unido e Alemanha que recuaram uma posição para 19.º e 13.º, respectivamente.
Por outro lado, as maiores subidas registaram-se no Cazaquistão (de 47.º para 32.º) e na China (de 11.º para 18.º). Os EUA, por seu turno, ocupam a posição mais baixa dos últimos cinco anos, ficando-se pela 4.ª.
Indicador a indicador, Portugal sobe oito lugares em termos de eficiência governamental e uma posição no critério relativo a infra-estruturas. De acordo com a Porto Business School, parceira do IMD para a realização deste estudo em Portugal, o País não apresenta mudanças na eficiência nos negócios e cai três lugares na performance económica.
A economia portuguesa apresenta ainda vários elementos que contribuem para a sua atractividade: competitividade dos custos, mão-de-obra qualificada, qualidade das infra-estruturas, abertura e atitude positiva e ambiente empresarial favorável aos negócios.
Competitividade Digital
De acordo com a Porto Business School, é a primeira vez que o World Competitiveness Ranking avalia a competitividade digital. Nesta lista, Portugal é o 33.º a figurar, à frente de mercados como Itália, Polónia, Hungria, Eslovénia, Croácia e Grécia. No topo estão os EUA, Suécia e Singapura.
Destaque ainda para algumas discrepâncias entre os resultados gerais e o do ranking da competitividade digital: Luxemburgo está em 8.º na lista geral mas em 20.º na digital; e a Finlândia está em 15.º na lista geral e em 4.º na digital.