Portugal é o 35º mais competitivo
Portugal marca novamente presença no Índice Global de Competitividade do Sector Industrial, realizado pela Deloitte e pelo US Council on Competitiveness, mas não mudou de lugar. No que respeita à competitividade, Portugal mantém-se na 35ª posição, tal como acontecia em 2013, quando o estudo foi divulgado pela última vez.
O índice foi constituído de acordo com os testemunhos de mais de 500 CEOs e administradores de empresas ligadas à área de produção industrial a nível global. Esta base de entrevistados resultou ainda em previsões, nas quais Portugal assegura o seu lugar na lista durante os próximos cinco anos.
Nelson Fontainhas, partner de consultoria da indústria de Consumer & Industrial Products da Deloitte, afirma que «em Portugal, o sector industrial representa cerca de 12,7% do PIB nacional, o equivalente a 23,8 mil milhões de dólares (21,3 mil milhões de euros)». Segundo o responsável, este cenário coloca o País longe da média global. «No entanto, e através de tantos exemplos positivos, o País tem mostrado capacidade e talento para competir com outras nações, não apenas pela competitividade de custos laborais mas também pela inovação e valor acrescentado dos seus produtos e processos. Já o fizemos no passado e é estratégico que o façamos novamente.»
A nível global, a China permanece em primeiro lugar, seguida pelos Estados Unidos da América. Contudo, a previsão para daqui a cinco anos é outra: os EUA deverão ser o país mais competitivo, à frente da China, Alemanha e Japão.