Portugal e Brasil assinam acordo para acelerar startups
Está marcada para hoje a assinatura de um novo acordo entre Portugal e Brasil para a Indústria 4.0. Estabelecido entre o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, através da sua aceleradora 4Scale, e a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, tem como ambição aproximar as startups e a indústria dos dois países.
Maria Miguel Ferreira, head of Open Innovation do CEiiA, lembra que o centro tem vindo a estabelecer parcerias internacionais tendo em vista a internacionalização e escalabilidade das startups que passam pela 4Scale e que um dos parceiros incontornáveis nesse trabalho é a a ABDI.
Em Portugal a propósito do Web Summit, que termina hoje, a ABDI aproveita a visita ao País para anunciar o arranque do programa Conexão Startup Indústria 4.0, lançado no Brasil em 2016. «As 10 indústrias brasileiras que participaram nas edições anteriores representam, em conjunto, aproximadamente 8% do PIB industrial do Brasil», conta Rodrigo Rodrigues, coordenador de Inovação da ABDI, acrescentando que 21 das 27 startups que participaram continuam a desenvolver projectos.
O acordo firmado com o CEiiA prevê o lançamento do mesmo programa em Portugal: «O objectivo será aproximar startups brasileiras da indústria portuguesa e startups portuguesas das grandes empresas da indústria brasileira», acrescenta Rodrigo Rodrigues.
As inscrições para as empresas portuguesas que queiram participar no programa abrem no final deste mês. As inscrições para o mercado brasileiro, por seu turno, arrancam apenas no início de 2019.