PIB mundial vai crescer mas manter-se abaixo dos 3%

A economia mundial deverá crescer 2,8% este ano, de acordo com o relatório “Superheroes, sidekicks and villains: the guardians of the economy” da Cosec, baseado em dados da Euler Hermes. As duas entidades consideram que o resultado previsto depende da concretização das promessas eleitorais de Donald Trump, actual presidente dos EUA, e ainda da saída da Rússia e do Brasil da recessão e resiliência dos continentes europeu e asiático.

Caso a previsão se cumpra, este será o sétimo ano consecutivo em que o crescimento mundial ficará abaixo dos 3%, revela ainda o mesmo relatório, que compara a economia a um enredo de banda de desenhada: os EUA são o Capitão América, a Zona Euro é o Homem-Aranha, a China é o Homem-de-Ferro e os países emergentes são o Quarteto Fantástico.

Apresentadas as personagens, o relatório indica que o Capitão América deverá crescer 2,4%, ao passo que o Homem-Aranha não irá além dos 1,6%. O Brexit e os bancos italianos são algumas das dificuldades apontadas para a Zona Euro, mas que deverão ser colmadas com soluções institucionais temporárias, como é o caso de estímulos fiscais e política monetária acomodatícia.

O Homem-de-Ferro será a o super-herói a apresentar um crescimento mais elevado: 6%. Já o Quarteto Fantástico será pautado por uma ausência de crescimento generalizado.

O mesmo relatório antecipa ainda que o preço do petróleo estabilizará nos 54 dólares por barril e que o sector da Construção na China vai recuperar, apoiando os preços do metal a nível mundial. Por fim, o crescimento do comércio global poderá recuperar em 3,5% este ano, devido ao aumento das importações dos EUA, Europa e países emergentes. Está previsto uma subida do volume das trocas em 2,9%.

Artigos relacionados
Comentários