Online vai pesar 15% nas vendas totais em 2020
A quota de vendas online no retalho mundial deverá alcançar os 15% no prazo de três anos, de acordo com o estudo “Retail, Disrupted – Pressure and Potential in the Digital Age” da Euler Hermes (EH). Só no ano passado, as vendas em ambiente online representaram 9% do total. O crescimento será impulsionado pelos nativos digitais e pelas plataformas que estão a transformar a indústria do retalho.
O mesmo estudo indica que existe também um lado menos positivo da digitalização no que diz respeito ao retalho: a rentabilidade global caiu de 8% em 2011 para 5,7% em 2016 e o número de falências entre os grandes retalhistas subiu 66% no ano passado.
«O retalho encontra-se num ponto de viragem. Muitos retalhistas tradicionais enfrentam a urgência de repensar os seus modelos de negócio. Nos próximos anos, os retalhistas terão de escolher entre adaptar-se ou fechar», comenta Maxime Lemerle, do departamento de Pesquisa de Sectores e Insolvências da EH.
A análise da EH permite ainda perceber que as guerras de preços agressivos esgotaram financeiramente parte dos retalhistas tradicionais que, para enfrentar a digitalização, decidiram encetar uma onda de compras. Em 2016, foram gastos cerca de 1,7 mil milhões de euros só em aquisições de empresas tecnológicas.
Quanto a Portugal, o mesmo estudo indica que se encontra entre os países onde se registou uma diminuição mais acentuada em termos de risco, no segundo trimestre. “O País passou de um cenário que apresentava fraquezas estruturais e previsões desfavoráveis para um cenário que apresenta sinais de fraqueza e um potencial abrandamento do crescimento do sector.”