OCDE alerta que Portugal e Espanha podem ser as “próximas vítimas” dos mercados

OCDE alerta que Portugal e Espanha podem ser as "próximas vítimas" dos mercadosO secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Angel Gurria, alertou hoje para as “falsas esperanças” em torno na resolução da crise na zona euro, sublinhando que Portugal e Espanha podem ser as “próximas vítimas” dos mercados.

Mesmo depois da reestruturação da dívida grega, “os países do euro ainda não ultrapassaram os seus problemas e Espanha e Portugal podem ser as próximas vítimas dos mercados financeiros”, disse Gurria ao jornal de economia helvético Handelszeitung.

Para Angel Gurria o alvo dos mercados financeiros são as economias mais fracas da moeda único e, por isso mesmo, recomenda que se erga “a barreira de todas as barreiras” contra eventuais tentativas dos especuladores, aumentando inclusive o “plafond” do MEE – futuro Mecanismo de Estabilidade Europeu.

“Tem de se criar um fundo de estabilidade com pelo menos um bilião de euros e os países da União Europeia não devem esperar mais tempo, porque os mercados financeiros aproveitam as hesitações e a insegurança”, alertou Gurría.

Uma barreira de protecção de tal dimensão seria, na opinião do chefe da OCDE, “uma mensagem clara aos mercados financeiros e ao mundo e atenuaria o risco de mais contágios”, noticia a Lusa.

O MEE, entrará em vigor em Julho, com um capital de 500 mil milhões de euros para ajudar países da moeda única em dificuldades financeiras.

Artigos relacionados
Comentários