Objectivo: Confiança
Os CEO procuram cada vez mais um “bom crescimento”, alinhado com a ética e a sustentabilidade empresarial.
Texto de Dennis Nally
À medida que a economia global recupera, o optimismo entre os CEO também está a aumentar. O período pós-recessão desafiou muitas empresas e os seus chief executives que tiveram que concentrar a sua atenção na sobrevivência. Mas agora estão a passar para a fase de crescimento. Esta noção de crescimento é constituída por forças externas fundamentais que estão a transformar as empresas e a sociedade.
O mundo actual está a ser redefinido por cinco tendências globais: avanços tecnológicos, alterações demográficas, mudanças económicas globais, urbanização e escassez de recursos e alterações climáticas. Estas tendências têm efeitos duradouros e muitas vezes interrelacionados na sociedade. Por exemplo, a migração do poder de compra para os mercados emergentes, juntamente com um crescimento populacional explosivo em alguns países, fará com que mil milhões de pessoas fiquem melhor do que estão actualmente. Contudo, os mesmos desenvolvimentos podem exacerbar o desemprego, o descontentamento social e a falta de recursos.
O impacto destas tendências está a mudar radicalmente as expectativas da sociedade em relação aos negócios. E a forma como uma empresa se comporta mediante estas expectativas determina a confiança que depositam nela. A confiança é vital porque é a base de todas as relações humanas, de todas as transacções e de todos os mercados. A confiança é a fundação da “licença para trabalhar” de uma empresa, em qualquer região ou sector.
Leia o texto na íntegra na Edição de Julho da revista Executive Digest