O que são empresas matchmakers?

Quando falamos de empresas matchmakers não nos referimos exclusivamente a aplicações de encontros amorosos mas sim a todos os negócios que unem grupos de pessoas. Exemplos disso são startups como a Uber ou a Airbnb que ligam passageiros a condutores, no primeiro caso, e viajantes a proprietários, no segundo. Este tipo de empresas é também o tema do livro “Matchmakers: The New Economics of Multisided Platforms” de David Richard S. Evans, John McLain e Richard Schmalensee.

Segundo este livro, gigantes como a Alibaba, o Facebook e Visa seguem o mesmo tipo de dinâmica. «Os economistas dizem que as matchmakers são plataformas com várias faces porque providenciam plataformas físicas e virtuais para que múltiplos grupos se possam juntar», escreve a Amazon na descrição da obra.

Em “Matchmakers: The New Economics of Multisided Platforms”, os autores explicam como funcionam as empresas matchmakers na prática, porque operam da forma que operam e como os empreendedores podem aumentar as suas hipóteses de sucesso.

Artigos relacionados
Comentários