O que preocupa os investidores Millennials?
A geração Millennial não é composta apenas de consumidores, mas também de investidores e estes estão preocupados com factores ambientais, sociais e de governança (ESG) – mais do que as outras faixas etárias. A conclusão é do “Schroders Global Investor Study 2016”, que inquiriu 20 mil investidores de 28 países, incluindo Portugal.
O mesmo inquérito aponta ainda para a predisposição dos Millennials em desinvestir em empresas com registos ESG mais pobres, nomeadamente empresas associadas à produção/negociação de armamento ou testes com animais.
Sobre os investidores portugueses desta geração, o estudo indica que dão grande importância aos factores citados, estando acima da média europeia. O aspecto relativo à governança corporativa regista 7,2 pontos de 10, ao passo que a média europeia é de 6,8. No campo da responsabilidade social, registam-se 7 pontos vs 6,6 e, no impacto ambiental, a diferença é de 6,9 para 6,4.
Em Portugal, a duração média dos investimentos efectuados com base nos factores ESG é de 1,7 anos. Os investimentos correntes, por seu turno, apresentam uma média de 2,2 anos.
Carla Bergareche, directora-geral da Schroders para Espanha e Portugal, realça que «enquanto muitos decisores estão preocupados com o crescimento das aplicações de curto prazo nos mercados, os inquiridos deste estudo dizem que deverão permanecer mais tempo em aplicações ESG do que noutros investimentos».