O caminho que levou Travis Kalanick a fundar a Uber
Por vezes, é impossível separar a empresa do seu fundador. É desta forma que a Bloomberg inicia um vídeo em que explica resumidamente como o controverso CEO da Uber construiu um império. Tal como Mark Zuckerberg não pode ser dissociado do Facebook, também Travis Kalanick é sinónimo de Uber.
Nascido em 1976, em Los Angeles, Travis Kalanick estudou Engenharia e fundou a sua primeira empresa enquanto estudava na UCLA. Chamava-se Scour e permitia a troca de ficheiros entre alunos da universidade da Califórnia. Apenas alguns meses antes de se formar, desistiu da faculdade para se dedicar a tempo inteiro à Scour.
Depois de alguns problemas com a justiça, Travis Kalanick viu-se obrigado a colocar um ponto final na sua primeira empresa e avançar para um novo negócio. Apenas em 2009 surgiria a Uber, ainda designada Ubercab e direccionada para um mercado de luxo.
Desde aí, o empresário norte-americano transformou a Uber numa das startups mais reconhecidas do mundo, ao mesmo tempo que participou em alguns incidentes que têm prejudicado a imagem da marca.