O caminho instável de Elon Musk

Conhecido como o excêntrico CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk é muitas vezes considerado um dos melhores empreendedores do Mundo, mas a realidade não é assim tão clara. Apesar de ser, inclusivamente, alvo de uma petição para vencer o Prémio Nobel em Ciências Económicas, Elon Musk é feito tanto de sucessos como de desilusões.

Como lembra o Management Today, o empresário norte-americano cai frequentemente na tentação de prometer mais do que consegue cumprir. Exemplo disso são as datas de entrega dos automóveis eléctricos da Tesla que sofrem sucessivos atrasos. Outro exemplo neste campo passa pela dificuldade em conciliar o nível da produção com o número de encomendas. Resultado: dos 16 mil automóveis que deveriam ter sido entregues no primeiro trimestre deste ano, apenas 14.820 chegaram ao destino.

Outro motivo de preocupação no caminho de Elon Musk e, neste caso, da Tesla é também a reduzida reserva de capital. Segundo a mesma publicação, as reservas da empresa não deverão ultrapassar os mil milhões de dólares (880 milhões de euros). Ainda assim, os investidores mantêm-se firmes ao lado do CEO, talvez devido à imagem de grandeza que a Tesla continua a transmitir, fazendo com que os fãs da marca nem se apercebam de algumas das dificuldades que enfrenta.

«Empreendedores como Elon Musk precisam de um certo nível de auto-confiança para tornar as suas visões realidade e, muitas vezes, parecer estar três passos à frente de todos», refere o artigo.

Artigos relacionados
Comentários