Novos negócios são o segredo para o aumento das receitas
A maioria dos executivos C-level espera que, pelo menos, metade das receitas das suas empresas tenha origem em novas actividades de negócio. A previsão diz respeito aos próximos três anos e é apontada pela Accenture no estudo “Make Your Wise Pivot to the New”.
Depois de analisar as respostas de 1440 executivos de 11 sectores industriais de 12 países, a Accenture descobriu que apenas 33% dos inquiridos afirma que mais de metade das receitas actuais das suas empresas resulta de negócios iniciados nos últimos três anos. Porém, as perspectivas em relação ao futuro apontam na direcção oposta.
O mesmo estudo revela que somente 6% das empresas conseguiu atingir aquilo a que a Accenture chama de rotação inteligente para novas oportunidades. Estas empresas, designadas Rotation Masters, reportaram que, pelo menos, 75% das suas receitas actuais advêm de actividades de negócio, investimentos e empreendimentos em mercados inexplorados recentemente. Destas, 64% registou um aumento das vendas em, pelo menos, 11%. Além disso, 57% atingiu o mesmo crescimento em lucros (EBITD).
«As empresas líderes fazem uma rotação inteligente para novas oportunidades, não obstante os seus legacy businesses, fortalecendo-os de forma a libertar recursos necessários para escalar novas actividades de negócio», indica Omar Abbosh, Chief Strategy Officer na Accenture. «Estas empresas têm a coragem para dar passos ousados – desde a redução estratégica de custos, o impulsionar da inovação no seu core business e o desinvestimento em activos de baixo desempenho – para transformar o seu core business de forma a fomentar novos investimentos», acrescenta, em comunicado.