Nissan quer vender 1 milhão de veículos eléctricos por ano
O plano a médio-prazo da Nissan, designado M.O.V.E 2022, envolve a venda de um milhão de automóveis movidos a electricidade por ano. Nesta classificação estão incluídos tanto os veículos eléctricos puros, como a marca lhes chama, como aqueles com motorização Nissan e-Power.
O prazo para cumprir o objectivo é 2022, tal como o nome da estratégia indica, deixando à Nissan pouco mais de quatro anos para alterar significativamente o seu modelo de negócio. O primeiro passo será lançar um conjunto de novos modelos, com destaque para um automóvel eléctrico do segmento C ainda este ano. Seguir-se-ão dois automóveis eléctricos da marca Venucia e um EV desenvolvido através da joint-venture eGT New Enery Automotive.
A Nissan prevê que os automóveis electrificados representarão 40% das vendas da empresa no Japão e na Europa até 2022. Até 2025, a previsão sobe para 50%. Nos restantes mercados (EUA e China), as estimativas são mais modestas, não indo além dos 30-40%.
Mas a electrificação não é o único pilar do Nissan M.O.V.E 2022. Também a condução autónoma e os serviços de mobilidade fazem parte dos planos da fabricante: «A nossa estratégia de produto e tecnologia está alinhada para posicionar a Nissan na liderança da evolução do automóvel, da tecnologia e do negócio da indústria automóvel. Os nossos esforços estão focados na materialização da mobilidade inteligente da Nissan, englobando os três elementos centrais da electrificação: condução autónoma, conectividade e novos serviços de mobilidade», explica Philippe Klein, director de Planeamento da Nissan, em comunicado.