Nespresso investe 500 mil euros em reciclagem em Portugal

A Nespresso decidiu aumentar a sua taxa de reciclagem em Portugal e anunciou um investimento de meio milhão de euros na reciclagem de cápsulas, uma medida que visa reforçar o seu compromisso ambiental.

Este investimento, que será repetido nos próximos três anos, está assente nos três eixos de actuação da marca: facilitar a reciclagem, dar uma segunda vida às cápsulas usadas e consciencializar para a reciclagem do alumínio.

A estratégia de reciclagem insere-se no âmbito do projecto de sustentabilidade mundial da marca, The Positive Cup, e prevê que a taxa de reciclagem em Portugal atinja os 25%, até 2020. A Nespresso revela que em menos de dois anos aumentou em 50% a sua taxa de reciclagem em Portugal que, actualmente, cifra-se nos 15%.

A nível mundial, o objectivo da marca passa por alcançar 100% da capacidade de recolha de cápsulas usadas e garantir que 100% do alumínio usado nas suas seja gerido de forma sustentável.

Nova vida ao alumínio

No âmbito da reutilização do alumínio, a Nespresso decidir dar uma segunda vida às suas cápsulas, tendo lançado um projecto 100% português :a Ecocamera, uma câmara fotográfica “pinhole”, 100% analógica, feita com alumínio totalmente reciclado.

Para assinalar este lançamento, a Nespresso lançou um desafio aos fotógrafos portuguesas António Homem Cardoso, Armando Bento e Joel Santos, para captarem paisagens e lugares que gostariam de encontrar, se voltassem ao planeta daqui a 200 anos.

Para a Nespresso reciclar não chega, queremos ir mais longe. Queremos transformar um fim, num começo, e por isto se torna tão importante dar uma segunda vida a uma cápsula de alumínio de café. A reutilização das borras de café geram arroz no projecto ‘Reciclar é Alimentar’, e o alumínio reciclado é utilizado para criar objectos e utensílios sustentáveis, como a Ecocamera. A segunda vida faz-nos acreditar que quando reciclamos, ajudamos a manter o planeta como ele é!», explica Anna Lenz, directora de mercado da Nespresso em Portugal.

A Nespresso aproveitou ainda para anunciar um serviço de reciclagem para os clientes profissionais, com soluções à medida de cada negócio e de acordo com as suas necessidades e dimensão.

Artigos relacionados
Comentários