Moody’s revê em alta mercado europeu de telecomunicações
A previsão da Moody’s relativamente às telecomunicações na Europa mudou de negativa para estável. Em comunicado, a agência de notação financeira estima ainda que as receitas cresçam entre 1% e 2% durante os próximos 12 a 18 meses, resultado da crescente procura por parte dos consumidores por serviços de banda larga de melhor qualidade.
Referindo-se ao relatório “Telecommunications Service Provides – EMEA. Revenue Growth Rings in Change of Outlook to Stable”, publicado hoje, Carlos Winzer, vice-presidente senior da Moody’s, refere que a melhoria do poder de compra também contribui para esta previsão. O analista aponta ainda a «mudança de foco de competição de preço para serviços de qualidade», o que faz com que os preços aumentem a par da procura, levando as operadoras a regressarem ao aumento de receitas em 2016.
Exemplo deste cenário é a Telefónica que já começou a oferecer pacotes premium em troca de subscrições com valores também eles premium. Consequentemente, apresentou um crescimento na receita média por utilizador, tendo passado de 68,80 euros mensais no primeiro trimestre deste ano para 71,80 euros mensais no segundo trimestre.